A mãe do Rei do Futebol Pelé morreu aos 101 anos

Celeste Arantes – a falecida mãe da lenda do futebol brasileiro Pelé – morreu aos 101 anos em São Paulo, em 21 de junho, após 8 dias no hospital.

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a triste notícia nas redes sociais. “Hoje as emoções estão misturadas. De um lado, ficamos profundamente tristes com o falecimento de Celstinha – nome que seu filho carinhosamente a chamava. Ao mesmo tempo, também somos muito gratos por sua presença. Dona Celste é a mãe da nação e ficará para sempre gravada em nossos corações e memórias”, dizia o comunicado.

Rei do futebol Pelé e sua mãe. Foto: Sportnews

Rei do futebol Pelé e sua mãe. Foto: Sportnews

A causa da morte de Celeste Arantes não foi divulgada, informou a CBF. No entanto, por 5 anos antes de sua morte, a falecida mãe do lendário Pelé viveu uma vida vegetativa e não foi informada da morte de seu famoso filho em 2022.

O clube do Santos, onde Pelé passou a maior parte de sua carreira de jogador, também expressou luto pelo falecimento da “mãe do nosso eterno rei”, disse a seleção brasileira: “Ele teve 101 anos de vida inspiradora. Uma mulher de cor enfrenta muitas adversidades na vida pelo bem de sua família.”

Edson Arantes do Nascimento, também conhecido como Pelé, é um dos três filhos de Celeste Arantes. A falecida lenda brasileira também tinha um irmão mais novo que era dois anos mais novo, mas morreu em 2020 de câncer de próstata e uma irmã mais nova. Inicialmente, sua mãe se opôs a Pelé seguir sua carreira como jogadora, mas gradualmente mudou de opinião quando viu seu filho se tornar cada vez mais bem-sucedido.

Pelé nasceu em 1940, considerado uma das grandes lendas do futebol mundial. Começou a jogar pelo Santos Club aos 15 anos e um ano depois foi convocado para a seleção brasileira. Pelé é o único jogador a ter vencido a Copa do Mundo três vezes até agora (1958, 1962 e 1970). Ele e Neymar detêm o recorde de mais gols marcados pelo Brasil, com 77 gols. Com 1.279 gols em 1.363 partidas, incluindo amistosos, a lenda do futebol brasileiro detém o recorde mundial do Guinness de pontuação.

Pelé morreu no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, em 29 de dezembro de 2022, após um mês no hospital. A lenda brasileira sofreu de falência múltipla de órgãos após uma batalha contra o câncer de intestino. O rei do futebol morreu mais de um mês depois que sua mãe completou 100 anos.