Feliz aniversário, Gisele Bündchen: veja os destaques da carreira da supermodelo, de Angel da Victoria’s Secret à aposentadoria das passarelas e retorno à moda

Relembrando as maiores conquistas da beldade brasileira.

Gisele Bündchen em 2000 e 2023, tapete vermelho, Met Gala, Victoria's Secret, Karl Lagerfeld, Fantasy Bra

Existem supermodelos — e depois temos Gisele Bündchen.

Após sua ascensão à fama no final dos anos 90, a bomba brasileira se tornou um nome conhecido após fechar um contrato de cinco anos com a Victoria’s Secret. Entre campanhas de fachada para as principais casas de moda e aparecer em inúmeras capas de revistas , Bündchen é uma das maiores modelos do mundo, bem como uma das maiores ganhadoras de sua área.

Conhecida por seu icônico “andar a cavalo”, Bündchen inaugurou uma geração inteira de modelos brasileiras, abrindo caminho para outras Angels como Adriana Lima , Alessandra Ambrosio e Lais Ribeiro.

Em homenagem ao seu aniversário no sábado, o WWD relembra algumas das maiores conquistas de Bündchen.

 

1997

Gisele Bündchen desfila durante o desfile de moda primavera 1998 de Alexander McQueen, supermodelo, destaques da carreira, alta costura

Gisele Bündchen desfila na passarela durante o desfile de moda primavera 1998 de Alexander McQueen. GAMMA-RAPHO VIA GETTY IMAGES

Depois de ser rejeitada em testes de elenco 42 vezes, Bündchen fez sua estreia na passarela de alta costura em 1997, desfilando de topless durante o desfile de primavera de 1998 de Alexander McQueen. A modelo , que mal falava inglês na época, tinha apenas dezoito anos.

“Eu não tinha ideia do que fazer”, ela escreveu em seu livro de memórias de 2018, “Lessons: My Path to a Meaningful Life”. “Principalmente, eu pensava em quão decepcionados e envergonhados meus pais ficariam. Tentei segurar minhas lágrimas, mas elas simplesmente continuaram caindo, e as penas pretas coladas em meus cílios começaram a se soltar.”

1999

Gisele Bündchen no VH1/Vogue Fashion Awards de 1999, supermodelo, destaques da carreira, passarela

Gisele Bündchen no VH1/Vogue Fashion Awards de 1999. GETTY IMAGES

Não demorou muito para que Bündchen assumisse campanhas com grandes marcas como Versace, Valentino e Ralph Lauren. Em 1999, ela foi premiada como Modelo do Ano no VH1/Vogue Fashion Awards.

“Gostaria de agradecer a todos que me apoiaram ao longo da minha carreira, especialmente minha família e meus amigos”, disse Bündchen em seu discurso de aceitação.

2000

Gisele Bündchen usa o sutiã Red Hot Fantasy em 2000, supermodelo, anjo, Victoria's Secret, passarela

Gisele Bündchen usa o sutiã Red Hot Fantasy em 2000. FILMMAGIC

Bündchen assinou um contrato de cinco anos com a Victoria’s Secret em 2000, tornando-se uma das modelos Angel da marca. Naquele ano, ela modelou o Red Hot Fantasy Bra na passarela.

As deslumbrantes roupas íntimas de Bündchen, avaliadas em US$ 15 milhões, eram adornadas com diamantes e rubis. De acordo com o Guinness World Records, o Red Hot Fantasy Bra é a peça de lingerie mais cara já feita.

2006

Gisele Bündchen e Emily Blunt em "O Diabo Veste Prada", Miranda Priestly, Anne Hathaway, Meryl Streep, filmes

Gisele Bündchen e Emily Blunt em “O Diabo Veste Prada”. ©20THCENTFOX/CORTESIA DA EVERETT COLLECTION

Bündchen fez sua estreia como atriz em “Taxi”, de 2004, mas sua aparição em “O Diabo Veste Prada” resistiu ao teste do tempo. Sua interpretação de Serena, uma funcionária da revista fictícia Runway, também inspirou a estética agora viral de “sereia de escritório”.

2007

Gisele Bündchen lança Dolce & Gabbana The One na Saks Fifth Avenue em 2007, fragrância, Forbes, Victoria's Secret

Gisele Bündchen lança Dolce & Gabbana The One na Saks Fifth Avenue em 2007. GETTY IMAGES

O tempo de Bündchen com a Victoria’s Secret chegou ao fim em 2007. “Nos primeiros cinco anos, eu me senti confortável modelando de lingerie, mas com o passar do tempo, eu me senti cada vez menos à vontade sendo fotografada andando na passarela usando apenas um biquíni ou uma tanga”, ela escreveu em suas memórias. “Dê-me um rabo, uma capa, asas — por favor, qualquer coisa para me cobrir um pouco!”

Depois de se tornar o rosto de The One, da Dolce & Gabbana, em 2006, Bündchen continuou a estrelar campanhas da fragrância, participando de eventos de lançamento como sua modelo oficial.

 

2007 também marcou a primeira vez que Bündchen foi nomeada a supermodelo mais bem paga do mundo. A Forbes estimou seu patrimônio líquido em US$ 33 milhões.

2016

Gisele Bündchen na cerimônia de abertura das Olimpíadas Rio 2016, modelo, passarela

Gisele Bündchen na cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio 2016. AFP VIA GETTY IMAGES

Bündchen anunciou sua aposentadoria da carreira de modelo em 2015, mas quando chegou a hora de representar seu país natal durante a cerimônia de abertura das Olimpíadas do Rio de 2016, ela não pôde deixar passar.

“Esta é com certeza a maior passarela que já andei na minha vida e de longe com a maior quantidade de pessoas assistindo, então é um pouco estressante”, ela disse à People na época. “Este é um momento muito especial para o meu país e estou honrada que eles me convidaram para fazer parte de uma celebração tão especial.”

Idealizada pelo designer brasileiro Alexandre Herchcovitch, Bündchen desfilou pela última vez em um vestido profundo com lantejoulas douradas.

2023

Gisele Bündchen na campanha The Icon para Victoria's Secret, lingerie, modelagem

Gisele Bündchen na campanha The Icon para a Victoria’s Secret.

Após seu divórcio altamente divulgado do jogador de futebol Tom Brady, 2023 foi amplamente considerado o retorno fashion de Bündchen. Ela apareceu em campanhas para Louis Vuitton e Jimmy Choo, entre outros, e fez sua primeira aparição no Met Gala após sua separação com Brady.

Naquele verão, ela também retornou à Victoria’s Secret após 16 anos, coestrelando com as ex-Angels Adriana Lima e Candice Swanepoel na campanha The Icon. “Amar a si mesmo não é um ato egoísta”, disse Bündchen em um teaser de vídeo para a marca de lingerie. “Quanto mais eu honro a mim mesma e às minhas necessidades, melhor posso aparecer para todos ao meu redor.”