As Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2026 estão a todo vapor, e as preparações para a disputa, que acontecerá nos Estados Unidos, no México e no Canadá, também só aumentam conforme o principal torneio do futebol se aproxima.
Encarregado por comandar o barco da amarelinha, o técnico Dorival Júnior vem colocando no radar os melhores brasileiros atuando no futebol nacional e no resto do mundo. Dentro dos possíveis convocados para a próxima Copa, há aqueles que vêm se destacando com a camisa da seleção, outros que decaíram de rendimento, e também os que estão fazendo por merecer mas seguem sem integrar o elenco.
Após a descontente eliminação em 2022 e os mais de 20 anos sem sentir o gostinho da taça, o torcedor brasileiro só pensa em uma coisa: a sexta estrela sobre o brasão da camisa.
Sendo assim, a GOAL separou uma lista dos principais jogadores que vêm chamando atenção nos palcos Brasil afora e devem estar no radar da comissão técnica de Dorival para buscar o hexa em 2026, começando pelos convocados para os jogos contra Equador e Paraguai. Confira!
Reprodução
Bento (Al Nassr) – Goleiro
Um dos mais promissores goleiros brasileiros da geração atual, Bento deixou o Athletico-PR rumo ao Al Nassr, da Arábia Saudita, nesta janela de transferências do meio do ano. Aos 25 anos, ele assumiu a titularidade no gol da nova equipe e, assim como na disputa da Copa América de 2024, também foi convocado para as partidas das Eliminatórias Sul-Americanas para 2026 contra Equador e Paraguai.
Na próxima Copa do Mundo ele terá 29 anos, ainda relativamente jovem para um arqueiro, e não há dúvidas de que pode estar entre os convocados caso se mantenha em bom nível.
Ederson (Manchester City) – Goleiro
Apesar das especulações de mudança nesta janela de transferências, Ederson permaneceu no Manchester City, clube em que vem empilhando grandes títulos e se provando um candidato à titularidade da seleção brasileira. Ele chegará à Copa do Mundo de 2026 com 33 anos, e, assim como Alisson, participou das últimas duas edições. No entanto, foi cortado da última Copa América por conta de uma lesão na cavidade ocular direita, que o tirou de alguns jogos no final da última temporada.
Gabriel Magalhães (Arsenal) – Zagueiro
Gabriel vem se destacando há mais de três anos no sistema defensivo do Arsenal, e o início desta temporada não foi diferente, continuando como titular de Mikel Arteta nos compromissos pela Premier League. O zagueiro de 26 anos é canhoto, característica que facilita seu jogo pelo lado esquerdo e também pode influenciar nas escolhas de Dorival Júnior.
Na Copa América, entrou em campo apenas na vitória sobre o Paraguai, mas deve ser cada vez mais presente nas listas da seleção, já que poderá estar em seu auge físico no Mundial de 2026, aos 28 anos.
Lucas Beraldo (PSG) – Zagueiro
Zagueiro titular do São Paulo na conquista da Copa do Brasil de 2023 sob o comando do mesmo Dorival Júnior, Beraldo vem recebendo oportunidades com a amarelinha e, mesmo aos 20 anos, iniciou entre os 11 em alguns amistosos. Desde janeiro de 2024 no Paris Saint-Germain, o garoto finalizou a última temporada sendo bastante utilizado pelo técnico Luis Enrique, seja no centro da zaga ou na lateral esquerda. Agora, em 2024/25, foi titular em dois dos três jogos do Campeonato Francês, e vem tendo alta concorrência na defesa do PSG.
Marquinhos (PSG) – Zagueiro
Há mais de 11 anos no PSG, Marquinhos entra em mais uma temporada sendo capitão e titular na zaga da equipe. Peça importante no sistema defensivo de Tite nas últimas duas Copas, Dorival dá indícios de que seguirá utilizando o zagueiro de 30 anos. Ele foi um dos escolhidos para iniciar todas as partidas da Copa América com o novo técnico da seleção, e foi convocado mais uma vez agora nas Eliminatórias. Na disputa na América do Norte, ele terá 32 anos, e pode ser um dos jogadores mais experientes do Brasil.
Danilo (Juventus) – Lateral direito
Capitão da seleção brasileira neste início de ciclo com Dorival Júnior e durante a Copa América nos Estados Unidos, Danilo finalizou a última temporada atuando como um terceiro zagueiro na Juventus, e foi titular na maioria dos jogos sob o comando de Massimiliano Allegri. No entanto, o lateral iniciou 2024/25 da pior forma, ficando no banco nos três primeiros jogos da equipe com o novo treinador Thiago Motta pelo Campeonato Italiano, tendo jogado apenas seis minutos ao todo. Mesmo assim, ele segue sendo uma peça importante para Dorival e foi convocado para os jogos das Eliminatórias.
William (Cruzeiro) – Lateral direito
William vem se consolidando como um dos destaques do Campeonato Brasileiro de 2024 pelo Cruzeiro, especialmente sob o comando do técnico Fernando Seabra. Novidade na convocação para as Eliminatórias após o corte de Yan Couto, o lateral direito passou seis anos na Alemanha até retornar ao futebol brasileiro, onde alcançou um alto nível e poderá vestir a camisa amarelinha pela primeira vez no profissional. Ele somou cinco gols e cinco assistências em suas 22 primeiras partidas pelo Brasileirão, ótimos números para um lateral.
Pedro Souza / Atlético
Guilherme Arana (Atlético-MG) – Lateral esquerdo
Titular na estreia e no jogo de eliminação do Brasil na Copa América deste ano, Guilherme Arana segue sendo uma peça importante no elenco do Atlético-MG e também é um dos principais nomes no radar de Dorival Júnior para a lateral esquerda da seleção. Ele já marcou quatro gols e deu oito assistências em 35 jogos de janeiro a agosto de 2024.
Apesar de já acumular aparições com a camisa amarelinha, o jogador do Galo ainda não disputou uma Copa do Mundo, já que era cotado para a vaga em 2022, mas sofreu uma grave lesão no joelho da perna esquerda. Hoje, aos 27 anos, dá indícios de que poderá chegar à disputa de 2026 em boa forma, e segue integrando a seleção de Dorival.
Imagens
Wendell (Porto) – Lateral esquerdo
Embora tenha sido titular durante quase toda a última temporada pelo Porto, na qual anotou quatro gols e deu duas assistências, Wendell foi colocado na lista de transferências do clube nesta janela em meio a um mau momento financeiro. Sem ser escalado para começar nenhuma partida ainda nesta temporada, ele foi especulado no São Paulo em uma possível volta ao Brasil.
Selecionado entre os 11 iniciais por Dorival Júnior nos amistosos contra Inglaterra, Espanha e Estados Unidos, também atuou nos jogos contra Paraguai e Colômbia na Copa América. A revelação do Grêmio tem a concorrência direta de Arana na lateral esquerda, mas segue sendo convocado para as Eliminatórias pela comissão técnica.
André (Wolverhampton) – Meio-campista
Por conta de uma lesão no joelho em abril deste ano, André não esteve presente na lista dos convocados de Dorival para a disputa da Copa América. No entanto, o volante fez parte dos primeiros amistosos do comandante contra Inglaterra e Espanha e, agora, recuperado, já voltou à seleção para os jogos das Eliminatórias.
Em seus últimos meses no Fluminense, viu a equipe ter um péssimo desempenho no Campeonato Brasileiro enquanto se recuperava da lesão. No entanto, desde que voltou a jogar, em julho, o time perdeu apenas dois dos 12 jogos que disputou com ele em campo. Contratado pelo Wolverhampton, fez sua estreia na Premier League e as expectativas são as melhores possíveis para que continue sendo convocado para a seleção.
(C)
Bruno Guimarães (Newcastle) – Meio-campista
Após mais uma temporada de destaque e titularidade absoluta com o Newcastle em 2023/24, Bruno Guimarães tornou-se capitão da equipe neste início de Premier League e foi premiado como o jogador do mês de agosto dos Magpies.
O meio-campista foi titular em todos os jogos da Copa América e esteve presente em todas as últimas convocações da seleção, seja com Tite, Fernando Diniz ou Dorival Júnior. No entanto, foi com o último que consolidou sua posição no meio de campo da canarinho, e, com apenas 26 anos, deve esperar muitas convocações pela frente – bem como a da Copa do Mundo de 2026.
Gerson (Flamengo) – Meio-campista
Desde que retornou ao Flamengo no ano passado, Gerson reencontrou seu bom futebol – que não foi visto em sua passagem pelo Olympique de Marselha – e foi chamado por Dorival Júnior para a disputa das Eliminatórias de setembro. Ele já havia sido convocado por Fernando Diniz no ano passado, mas agora tem uma oportunidade mais alinhada à sua excelente sequência de jogos com o técnico Tite no Rubro-Negro. O meio-campista participou de todos os jogos da equipe desde abril, sendo titular em 30 deles.
João Gomes (Wolverhampton) – Meio-campista
João Gomes saiu do Flamengo rumo ao Wolverhampton no início do ano passado e deixou uma boa impressão em sua temporada de estreia na Premier League. O bom desempenho culminou na convocação para a seleção brasileira nos amistosos de março e, na sequência, para a disputa da Copa América em junho e julho, onde foi titular em todos os quatro jogos da equipe.
O volante iniciou a temporada como titular dos Lobos em todos os compromissos pelo Campeonato Inglês. Embora não tenha vencido nenhum jogo, é um dos favoritos para a meia-cancha de Dorival Júnior para os próximos anos, pois tem apenas 23 anos e deve estar em boa forma para a Copa de 2026.
Lucas Paquetá (West Ham) – Meio-campista
Camisa 10 do West Ham e meia titular da equipe nas últimas edições da Premier League, Lucas Paquetá segue sendo uma das escolhas da comissão técnica da seleção para a composição do meio de campo e integra os 23 convocados desta rodada de setembro das Eliminatórias.
Mesmo com as polêmicas envolvendo denúncias de apostas, ele continua uma peça importante no clube sob o comando do novo treinador Julen Lopetegui, e jogou todos os quatro primeiros jogos no mês de agosto. Ele terá 29 anos na Copa do Mundo de 2026, o que o coloca ainda mais no radar para as próximas convocações de Dorival Júnior.
Sport
Endrick (Real Madrid) – Atacante
Cada dia mais se estabelecendo como uma promessa que está se tornando realidade e acumulando gols e minutos jogados pela seleção brasileira em 2024, Endrick deixou o Palmeiras rumo ao Real Madrid no meio deste ano e já iniciou sua trajetória no Santiago Bernabéu da melhor forma: balançando as redes em sua estreia no Campeonato Espanhol.
A expectativa para o jogador com a camisa amarelinha é alta, pois ele já provou ser capaz de feitos grandiosos jogando pelo Palmeiras e não parece sentir o peso do fardo, como vimos nos amistosos contra Inglaterra e Espanha, e agora sob o comando de Carlo Ancelotti em Madrid. Além disso, ele terá apenas 20 anos na Copa do Mundo de 2026, e deve estar no radar para, pelo menos, as próximas três edições.
Estêvão (Palmeiras) – Atacante
Mais uma joia da categoria de base do Palmeiras que parece não estar no radar apenas para a Copa de 2026, mas também para muitos anos seguintes. Com apenas 17 anos, Estêvão vem sendo um dos maiores destaques do Campeonato Brasileiro pelo Verdão e não gera dúvidas quanto ao seu talento.
Quebrando recorde após recorde em relação a outros talentos da mesma idade, oito gols e sete assistências em 21 jogos do Brasileirão justificaram o garoto ser convocado pela primeira vez para a disputa das Eliminatórias em setembro. Ao que tudo indica, se nenhuma lesão o impedir – como o freou brevemente entre julho e agosto -, deve seguir sendo nome na lista de Dorival Júnior por muitos anos.
João Pedro (Brighton) – Atacante
João Pedro foi a primeira opção no radar de Dorival Júnior assim que Pedro sofreu uma lesão no joelho e precisou ser cortado. Com apenas 22 anos, o atacante do Brighton se destacou na última temporada da Premier League e já iniciou esta nova marcando dois gols – logo contra os gigantes Manchester United e Arsenal – nas três primeiras partidas.
Revelado pelo Fluminense, João Pedro está há quatro anos atuando na Inglaterra, variando entre primeira e segunda divisão inglesa. Ele já havia sido convocado por Fernando Diniz para os jogos do Brasil em novembro do ano passado, e caso siga no bom rendimento que está tendo no Brighton, deve seguir sendo opção para Dorival.
Paulo Pinto/São Paulo FC
Lucas Moura (São Paulo) – Atacante
Quem diria que, pouco mais de um ano após não renovar seu vínculo com o Tottenham e voltar ao time que o revelou para o mundo, aos 32 anos, Lucas voltaria à seleção brasileira. Sua primeira convocação foi em 2011, mas sua última ocorrera em 2018, sob o comando de Tite.
Após 10 temporadas na Europa, o atacante retornou ao Brasil e ajudou o São Paulo a conquistar o título da Copa do Brasil de 2023. Este ano, com Thiago Carpini e com Luis Zubeldía, foi capitão em diversas oportunidades, marcando gols e dando assistências. Ele vem sendo um dos protagonistas do Tricolor na parte de cima da tabela do Brasileirão e nos mata-matas da Copa do Brasil e da Libertadores, acumulando nove gols e sete assistências em 2024.
Vitor Silva/Botafogo
Luiz Henrique (Botafogo) – Atacante
Uma das transferências mais caras da história do futebol brasileiro vem se provando valer o investimento feito pelo Botafogo e está deixando laterais adversários perdidos atuando pelas pontas do time de Artur Jorge. Com apenas 23 anos, esta é sua primeira convocação para a seleção brasileira, e, se mantiver o alto nível que alcançou até aqui, deve seguir sendo chamado por Dorival Júnior nas próximas disputas.
Luiz Henrique é um dos melhores jogadores do Glorioso na campanha pela liderança do Brasileirão e no mata-mata da Copa Libertadores, competições nas quais ele já somou seis gols e deu quatro assistências em 2024.
Rodrygo (Real Madrid) – Atacante
Rodrygo iniciou a temporada de 2024/25 com o pé direito no Real Madrid, conquistando o título da Supercopa da UEFA, contra a Atalanta, e contribuindo com um gol e uma assistência nas primeiras rodadas de La Liga. Titular da equipe de Dorival Júnior na Copa América e nos amistosos deste ano, o “Rayo” é, sem dúvidas, um dos principais jogadores no radar da seleção para a Copa de 2026.
Vale lembrar que o atacante tem apenas 23 anos e deve disputar sua segunda copa na América do Norte. Ele é convocado desde 2019 pelo técnico Tite, e por conta do bom desempenho alinhado aos títulos conquistados no Real Madrid, deve seguir sendo um destaque da canarinho.
Vinícius Júnior (Real Madrid) – Atacante
Vini Jr terminou a temporada de 2023/24 conquistando sua segunda Champions League pelo Real Madrid, mais uma vez com um gol na final, e se consolidando como um forte candidato ao prêmio de melhor jogador do mundo. Ao lado de Rodrygo, já começou a nova temporada com o título da Supercopa da UEFA e se mantém no mais alto nível.
Esperado para ser também o principal destaque da seleção brasileira, o camisa 7 até marcou dois gols na Copa América, mas não teve seu melhor rendimento. Caso mostre todo seu talento pelo Brasil, não será apenas o principal nome no radar para 2026, mas para, pelo menos, mais duas copas.
Alisson (Liverpool) – Goleiro
Titular do Brasil nas últimas duas Copas do Mundo, Alisson também se mantém como o responsável pelas traves do Liverpool. Mesmo com a lesão que teve nos primeiros meses de 2024, que o deixou de fora de alguns jogos ao final da última temporada, ele foi o responsável pela meta de Dorival Júnior durante a Copa América e os amistosos preparatórios. O goleiro de 31 anos iniciou o Campeonato Inglês 2024/25 sem sofrer nenhum gol nos três primeiros jogos dos Reds.
News
Onde assistir Al-Hilal x Al-Riyadh pela 3ª rodada do Campeonato Saudita: Neymar joga amanhã?
Neste sábado, 14 de setembro de 2024, às 15h (horário de Brasília), Al-Riyadh e Al-Hilal entram em campo no Prince Faisal Bin Fahd Stadium, em Riade, para disputar a 3ª rodada do Campeonato Saudita. O duelo promete ser um dos…
Neymar comemora transferência de Depay para o Corinthians: ‘Bem-vindo’
Reforço do Corinthians, Memphis Depay foi inscrito pelo Timão no Boletim Informativo Diário (BID), da CBF, na terça-feira A transferência de Memphis Depay para o Corinthians agitou tanto o futebol que até Neymar mandou mensagem para o novo jogador do…
Neymar surpreende e troca Real Madrid por Barcelona em decisão histórica
Em 2013, o mundo do futebol testemunhou uma reviravolta inesperada na carreira de Neymar. O craque brasileiro, já com exames médicos realizados e um contrato praticamente assinado com o Real Madrid, tomou uma decisão que mudaria o curso de sua…
Visto como “indispensável”, Neymar entra em fase final de recuperação
Mesmo sem entrar em campo desde o ano passado, Neymar ainda é o principal nome da Seleção Brasileira. Dorival Júnior e os demais jogadores do Brasil citam o atacante do Al-Hilal e a importância que o camisa 10 terá…
Namorando Bruna Marquezine, João Guilherme deixou escapar que já tentou combinar uma viagem com Virgínia Fonseca e Zé Felipe
Bruna Marquezine segue com as comemorações de seu aniversário. No último domingo (04), a atriz de “Besouro Azul” completou 29 anos e ganhou muitas mensagens especiais pelo seu dia, incluindo uma declaração de amor mais do que apaixonada do novo namorado, o ator João…
Bruna Marquezine surge em fotos inéditas com o namorado, João Guilherme, na Itália e Virgínia interage: ‘Fiquei com inveja’
Ah, o amor! Assumidos, Bruna Marquezine e João Guilherme estão curtindo o verão europeu juntinhos. Depois de uma viagem romântica ao Japão, o casal segue em clima de comemoração pelo aniversário da atriz na Itália. No último domingo (06), a estrela brasileira completou 29 anos…
End of content
No more pages to load