Ela avisou e, agora, confirmou. Há anos, Anitta dizia que, um dia, o Brasil chegaria lá. Aconteceu: a cantora chegou ao primeiro lugar do ranking de músicas mais ouvidas do mundo nas plataformas Spotify e Deezer.

Com o feito, ela se tornou a primeira artista brasileira a atigir a posição e a primeira latina a levar uma música solo para o topo da lista. O hit responsável pela conquista foi “Envolver”, cantado em espanhol e lançado em novembro do ano passado.

Anitta no top mundial pode impulsionar carreira de outras mulheres na música:  'Talento brasileiro já deveria ter sido reconhecido', diz Alcione - Música  - Extra Online

Além de uma média de 6,3 milhões de reproduções diárias, a faixa mobilizou pessoas de todas as idades a realizarem o que lá fora já é chamado de “el paso de Anitta”. A jornalista, escritora e pesquisadora musical Chris Fuscaldo ressalta que conquistas como essa contribuem na luta pelo reconhecimento feminino dentro do mercado:

— Anitta, desde que apareceu, tem sido um grande exemplo e inspiração para muitas. As mulheres são menos de 8% dos arrecadadores de direitos autorais do Brasil. É pouca mulher vivendo de música no país. O mercado, historicamente, é patriarcal, mas o cenário vem mudando. O trabalho da mídia, das pesquisas, as redes sociais e nomes icônicos com mensagens muito fortes, como Anitta e Marília Mendonça, são a receita do bolo para aumentarmos essa porcentagem.

Anitta no top mundial pode impulsionar carreira de outras mulheres na música:  'Talento brasileiro já deveria ter sido reconhecido', diz Alcione - Música  - Extra Online

A conquista veio a cinco dias de a Poderosa completar 29 anos. Além de representar um país inteiro, que se uniu feito jogo de Copa do Mundo para que a música alcançasse o topo do ranking, Anitta é mulher, jovem e saiu “de Honório Gurgel para o topo mundo”, como escreveu a Prefeitura do Rio nas redes sociais ao parabenizar a cantora.

— Não estamos falando de uma mulher que estudou no exterior, teve incentivo financeiro da família… Ela batalhou muito e vai seguir por mais. É motivo de orgulho e mostra o quanto todos precisamos persistir em projetos e sonhos — aponta Chris.

A importância desse feito é reconhecida também por cantoras consagradas e de outras gerações, como a grande Alcione:

— Eu sempre achei Anitta “a número 1’’, pelo seu empenho e dedicação. Ela estava merecendo por ser uma grande profissional. Além disso, o talento brasileiro já deveria ter sido reconhecido há tempos, porque não ficamos devendo em nada e a ninguém no cenário mundial.

Anitta no top mundial pode impulsionar carreira de outras mulheres na música:  'Talento brasileiro já deveria ter sido reconhecido', diz Alcione - Música  - Extra Online

Nas redes sociais, a diva pop ainda foi parabenizada por outros diversos famosos e fãs, que comemoraram com ela a conquista inédita. O pai, Mauro Machado, registrou, emocionado, que ontem foi um dia histórico para ele: “Esta garota é papo firme”. Já a artista agradeceu todo o carinho e disse que ficou “em choque” quando viu sua música no topo.

Mas parece que não foi só ela que previu o sucesso estrondoso. Ainda em 2021, o tarólogo Matheus Henrique havia previsto esse feito na carreira da artista. Agora, ele visualiza mais boas notícias pela frente: “Pode ser que ela lance alguma música ou faça algum tipo de parceria com um artista do continente asiático. Consigo vê-la tendo muito reconhecimento naquela região”.