Este artigo tem mais de 5 anos
Num novo e perturbador documentário, dois acusadores partilham as suas histórias sobre o que dizem ter acontecido a eles nas mãos da estrela pop mais famosa do mundo.
Bastam cerca de dois minutos do documentário de quatro horas, *Leaving Neverland*, para se perceber que o legado de Michael Jackson nunca mais será o mesmo.
Após uma breve introdução, elogiando-o pelo seu talento indiscutível, um dos acusadores olha para a câmara e lista as formas como o cantor o ajudou. Depois afirma: “E ele abusou sexualmente de mim durante sete anos.”
Desde que foi anunciado como uma adição tardia ao festival de cinema Sundance deste ano, a controvérsia não tardou a surgir. A herança do cantor classificou-o como “uma tentativa absurda e patética de explorar e lucrar com Michael Jackson”, enquanto fãs alegadamente fizeram ameaças ao realizador do filme, o vencedor do Bafta, Dan Reed.
Protestos foram insinuados online, levando a um aumento da presença policial, mas numa manhã fria aqui em Utah, apenas um pequeno grupo dos fãs mais acérrimos do falecido cantor compareceu.
Para aqueles que estavam dentro do teatro Egípcio na Main Street, a resistência não era fútil, era completamente impossível. Durante mais de quatro horas, que serão exibidas em duas partes na HBO e no Channel 4, Reed partilhou os testemunhos detalhados de dois homens que acusam Jackson de abusos sexuais gráficos e extensivos quando eram crianças.
Antes de começar, fomos informados de que havia profissionais de saúde disponíveis para aqueles que pudessem precisar, uma vez que as descrições explícitas poderiam causar dificuldades para quem se sentisse desencadeado.
Embora casos judiciais anteriores possam ter desmoronado e acusadores anteriores tenham sido rotulados como oportunistas delirantes, é difícil imaginar que este filme, cuidadosamente elaborado e horrivelmente detalhado, possa ser tão facilmente negado.
Numa decisão justificada numa sessão de perguntas e respostas após a projeção, Reed limita o foco aos dois acusadores e às suas famílias, insistindo, com razão, que as suas histórias permanecem poderosas sem qualquer material extrínseco.
Os seus relatos contêm muitas semelhanças: ambos tinham menos de 10 anos quando conheceram Jackson, ambos tinham um interesse ardente pela performance e ambos alegadamente foram aliciados e depois abusados durante um longo período de tempo.
O primeiro acusador, de quem ouvimos no início, é Wade Robson, que desde muito jovem desenvolveu uma intensa admiração por Jackson, com as suas “paredes cobertas” de posters. Descrito como “um rapaz sensível”, preferia dançar a jogar basquetebol e em pouco tempo já estava a imitar os movimentos de Jackson aos cinco anos num concurso local.
O prémio era conhecer o homem em pessoa e a dupla desenvolveu uma profunda amizade, incentivada por uma mãe, auto-descrita como mãe de palco, hipnotizada pela celebridade de Jackson.
O segundo acusador, James Safechuck, encontrou Jackson após conseguir um papel importante num anúncio da Pepsi. De forma semelhante, os dois desenvolveram uma amizade desde tenra idade e, aos 10 anos, James acompanhava-o em digressões, seguido por uma mãe igualmente encantada, que via Jackson como um filho.
É James quem primeiro descreve a sua lembrança da amizade a tornar-se sexual, com Jackson alegadamente a apresentar-lhe a masturbação. Ele via isso como uma forma de “vínculo” e deu início ao que descreve como uma “relação de casal sexual” quando os dois eram deixados sozinhos, permitidos a partilhar quartos de hotel pela mãe de James, que não tinha consciência.
As histórias progridem para territórios ainda mais sombrios, uma vez que ela descobria que os seus quartos de hotel estavam a ser reservados em andares diferentes, Jackson certificando-se de evitar qualquer descoberta potencial.
James recorda que numa ocasião acordou para encontrar Jackson a dizer que enquanto ele dormia, este lhe tinha feito sexo oral. Também lhe disse que ele tinha sido a primeira experiência sexual de Jackson e que isso era apenas uma “forma aceitável de viver o seu amor”.
Quando o Rancho Neverland foi construído, tornou-se mais fácil garantir privacidade. “Parece doentio, mas é um pouco como quando se começa a sair com alguém”, explica James, após listar os muitos espaços no complexo onde Jackson alegadamente o abusou. Ele afirma que Jackson lhe dizia que a sua mãe era má e que as mulheres eram más, afastando-o da sua família e empurrando-o mais para a vida de Jackson.
Wade afirma que o seu abuso começou ainda mais cedo, quando tinha apenas sete anos. A família ficou no Neverland e, depois de Jackson convencer a mãe de Wade, ele foi autorizado a estar sozinho com o rapaz durante cinco dias.
“Tu e eu fomos trazidos juntos por Deus”, disse Jackson a Wade enquanto, alegadamente, se envolvia numa série de atividades anais e orais com ele. Disse também a Wade que as mulheres não eram para ser confiadas e advertiu que, se alguém descobrisse, os dois iriam para a prisão.
Numa das cenas mais arrepiante, James recorda o casamento simulado que tiveram, completo com um anel de casamento que ele ainda possui e mostra à câmara. Ele afirma que Jackson o recompensava com joias por se envolver em atos sexuais. “Ainda é difícil para mim não me culpar”, diz ele, com as mãos a tremer enquanto segura os muitos trinkets.
Mas a ternura rapidamente se esvaiu, pois Wade, ainda com apenas sete anos, foi alegadamente mostrado pornografia dura, enquanto James foi apresentado ao álcool. Os dois foram lentamente afastados da vida de Jackson à medida que meninos mais novos foram introduzidos.
“Já não és especial”, diz James. Macaulay Culkin substituiu Wade no vídeo musical de Jackson para a canção *Black or White*, e Wade e James lidaram com sentimentos de ciúmes e ressentimento. Antes da estreia do documentário, Culkin negou qualquer impropriedade. “Para mim, é tão normal e mundano”, disse. “Eu sei que é um grande problema para toda a gente, mas foi uma amizade normal.”
Em 1993, Jackson foi publicamente acusado de abuso sexual por Jordan “Jordy” Chandler, o que levou a que ele se reintroduzisse na vida de ambos os rapazes, alegadamente orientando-os sobre como responder a quaisquer perguntas. O caso foi, em última análise, resolvido fora dos tribunais.
“Os segredos vão-te consumir”, diz James ao detalhar os danos a longo prazo do alegado abuso. Tanto ele como Wade sofreram de depressão, auto-aversão e ansiedade, e têm lutado com as relações familiares. Num momento sombrio, James acrescenta: “Não acho que o tempo cure isto. Apenas piora.”
O filme também analisa a responsabilidade dos pais, com ambas as mães a explicarem os seus processos de tomada de decisão. Ambas ficaram horrorizadas quando, como adultas, os seus filhos partilharam as suas histórias, e ambos os filhos têm encontrado dificuldade em perdoar. O filme também examina a razão complexa pela qual decidiram permanecer em silêncio todos estes anos, incluindo a aparição de Wade no julgamento de Jackson em 2004-5, quando o cantor foi acusado de abusar de Gavin Arvizo, como parte da sua defesa.
“Quero falar a verdade tão alto quanto falei a mentira”, diz Wade perto do final do filme, determinado a compensar os anos perdidos a lidar com a experiência sozinho.
Após o término do filme, uma audiência pálida levantou-se para aplaudir Wade e James, que chegaram ao palco, ambos visivelmente emocionados pela resposta. Tinham-se encontrado brevemente quando crianças, mas recentemente encontraram apoio um no outro como forma de se sentirem menos isolados.
Eles apontaram, para aqueles que possam questionar as suas motivações, que não houve compensação por aparecer no documentário. “Não podemos mudar o que nos aconteceu”, disse Wade, agora com 36 anos. “A sensação é: o que podemos fazer com isso agora?”
Ambos receberam ameaças de morte de fãs de Jackson, que hoje inundaram o Twitter com tentativas de desacreditar a dupla. “Entendo que é muito difícil para eles acreditarem, porque, de certa forma, não há muito tempo, eu estava na mesma posição em que eles estão”, disse Wade.
“Mesmo que me tenha acontecido, ainda não conseguia acreditar. Não conseguia acreditar que o que Michael fez era uma coisa má até há seis anos. Portanto, entendo. Só podemos aceitar e entender algo quando estamos prontos, e talvez nunca estejamos prontos. Talvez estaremos. Portanto, essa é a sua jornada.”
News
Chris Brown e Rihanna ainda mantêm contacto! Veja como Chris fica envergonhado quando lhe fazem uma pergunta surpreendente sobre Rihanna.
Chris Brown e Rihanna, duas das personalidades mais mediáticas da indústria musical, mantêm contacto mesmo depois de um passado marcado por controvérsias e emoções intensas. A relação entre os dois tornou-se um dos temas mais discutidos na cultura pop, com…
Gabriella Gaspar exibe a filha após DNA e diz se Neymar é o pai
A ex-modelo húngara Gabriella Gaspar revelou uma nova foto de sua filha Jázmin Zoé de dez anos. Gabriella afirma que a menina é filha dela com o jogador Neymar Jr. E Gabriella exibiu uma montagem de uma foto de sua filha ao lado do…
Pedido Urgente: Bruna Biancardi Apela Aos Fãs Após Postagem Polêmica De Neymar…Ver mais!
Deolane Bezerra, a famosa advogada e influenciadora digital, conhecida por sua personalidade forte e opiniões polêmicas, se encontra em um cenário totalmente inesperado. Recentemente, Deolane foi detida em um presídio superlotado no agreste pernambucano, e a notícia rapidamente se espalhou,…
“O QUE ESTÁ ACONTECENDO? MÃE DE NEYMAR E BRUNA MARQUEZINE CELEBRAM GRANDE VITÓRIA E DEIXAM FÃS SURPRESOS!
A vitória de Bruna Marquezine e Nadine Gonçalves, mãe de Neymar, pegou todos de surpresa! A dupla celebrou uma grande conquista recentemente, e os fãs ainda estão tentando processar o que realmente aconteceu. A alegria foi tanta que Bruna e…
Amanda Kimberlly exibe filha, desabafa e fala da irmã de Neymar…Ver mais
A modelo Amanda Kimberlly fez um desabafo sobre sua filha com o jogador Neymar Jr, a pequena Helena de dois meses. Kimberlly respondeu algumas críticas que recebeu a respeito da amamentação da bebê. Ocorre que sua amiga, a apresentadora e atriz Maísa Silva, surgiu…
Neymar Jr. encanta ao compartilhar momento divertido com a filha: “Ela não para”
**Neymar e Mavie: Um Laço Especial em Momentos de Alegria** Nesta segunda-feira, dia 16, Neymar Jr. encantou seus seguidores ao compartilhar um vislumbre da sua vida pessoal nas redes sociais. O astro do futebol brasileiro, que atualmente joga na Arábia…
End of content
No more pages to load