No mundo do entretenimento e dos negócios, poucos nomes brilham tanto quanto o de Rihanna. Com nome de nascimento Robyn Rihanna Fenty, ela nasceu a 20 de fevereiro de 1988 em Saint Michael, Barbados.

Quando criança, Rihanna ajudava o pai a vender roupas numa banca de rua para ganhar a vida. A sua infância foi marcada pela dependência de drogas do pai, o que gerou tensões familiares e culminou no divórcio dos pais.

De estudante pobre a bilionária, Rihanna iniciou a sua carreira musical ainda na escola, formando um trio com colegas de Barbados. Foi então que conheceu o produtor musical americano Evan Rogers, que se impressionou com o seu talento.

Após uma audição bem-sucedida, foi convidada a gravar uma fita demo, produzindo faixas como “Pon de Replay” e “The Last Time”, que integraram o seu álbum de estreia *Music of the Sun* em 2005.

Esse álbum foi um sucesso, estreando em 10.º lugar no Billboard 200. Em 2010, a sua colaboração com Eminem em *Love the Way You Lie* tornou-se um sucesso global, alcançando o topo das paradas em mais de 20 países e sendo a canção mais vendida do ano no Reino Unido.

Rihanna from poor student to richest self-made billionaire in America photo 1

A sua Loud Tour em 2011 foi um marco, rendendo cerca de 90 milhões de dólares e quebrando recordes com 10 noites esgotadas na O2 Arena em Londres.

Em 2015, Rihanna trabalhou no álbum *Anti*, selando um contrato de 25 milhões de dólares com a Samsung, que incluiu o patrocínio do álbum e da tour associada. Desde então, Rihanna colaborou com artistas como Kanye West, Calvin Harris, Drake e DJ Khaled.

O Império de Moda Fenty

Rihanna expandiu a sua influência para além da música com o lançamento da linha de moda Fenty, inovadora pela inclusão e diversidade de produtos.

Em 2019, Rihanna anunciou uma parceria com o conglomerado francês LVMH, tornando-se a primeira mulher de cor a liderar uma marca do grupo, ao lado de marcas icónicas como Louis Vuitton e Dior.

Savage X Fenty: Redefinindo a Lingerie

A incursão de Rihanna na indústria da lingerie com a Savage X Fenty demonstrou o seu talento empresarial, redefinindo o mercado e promovendo a positividade corporal para mulheres de todas as formas e tamanhos.

Rihanna from poor student to richest self-made billionaire in America photo 2

A marca foi destacada como uma das “10 Empresas de Estilo de Vida Mais Inovadoras de 2020” pela *Fast Company*.

Em 2021, Savage X Fenty atingiu uma valorização de 1 bilião de dólares, e em 2022, Rihanna anunciou a abertura das primeiras lojas físicas da marca em cidades como Las Vegas e Los Angeles.

Fenty Beauty: Revolução na Beleza

Grande parte da fortuna de Rihanna provém da Fenty Beauty, lançada em 2017. Esta marca de cosméticos destina-se a “todas as mulheres”, promovendo uma vasta gama de tons de pele. Em apenas um mês, a Fenty Beauty gerou 72 milhões de dólares em vendas.

Rihanna from poor student to richest self-made billionaire in America photo 3

No Reino Unido, superou a MAC Cosmetics como o lançamento de maior sucesso na Harvey Nichols, e a fundação e o batom da marca tornaram-se recordistas de vendas.

A Fenty Beauty contribuiu para um aumento de 17% nas vendas de cosméticos e fragrâncias da LVMH no terceiro trimestre de 2017.

Em 2018, a marca gerou cerca de 570 milhões de dólares em receita, com um valor total de mercado de 2,8 biliões de dólares, dos quais Rihanna detém 50%.

Rihanna from poor student to richest self-made billionaire in America photo 4

Com o seu trabalho incansável, Rihanna tem sido consistentemente listada entre as mulheres self-made mais ricas dos Estados Unidos.

A artista vencedora de nove Grammys declarou que pretende usar a sua fortuna para ajudar a comunidade, afirmando: “O meu dinheiro não é para mim.

Acredito que posso ajudar os outros. Este mundo pode fazer-nos acreditar em prioridades erradas, mas quero sempre lembrar-me dos valores centrais da vida e do que significa estar vivo.”