Elon Musk não baniu Robert De Niro da plataforma de mídia social X, disse o assessor de imprensa do ator à Reuters, ao contrário de relatos online originados de um relato satírico.
Uma publicação no Facebook de 16 de novembro, abre uma nova aba, curtido por 30.000 usuários, legendou uma imagem do dono do X, Musk, e De Niro com as palavras: “Robert De Niro está permanentemente impedido de entrar no X por Elon Musk, que diz que ‘não há espaço para sua presença consciente’”.
Imagem da Reuters
O agente do ator norte-americano disse à Reuters por e-mail que a alegação nas redes sociais é falsa.
Anúncio · Role para continuar
“Robert De Niro não está em nenhuma mídia social”, acrescentou o publicitário.
A Reuters não encontrou nenhuma conta verificada pertencente ao ator americano no X, abre uma nova aba, Facebook, abre uma nova aba, Instagram ou Bluesky, abre uma nova aba.
Uma versão inicial da afirmação foi publicada no SpaceXMania, abre uma nova abasite em 6 de junho de 2024. O site classifica seu conteúdo como notícias falsas e sátira, abre uma nova aba.
Um porta-voz da SpaceXMania disse em um e-mail à Reuters: “A respectiva postagem se originou como Sátira, mas foi roubada e publicada sem os avisos legais. Não somos afiliados a nenhuma dessas páginas que roubam nosso conteúdo.”
Anúncio · Role para continuar
De Niro, 81, é um democrata de longa data que deu voz a um anúncio do presidente dos EUA, Joe Biden, durante a campanha para a eleição presidencial dos EUA que Donald Trump, um republicano, venceu em novembro.
Musk apoiou o agora presidente eleito Trump durante a campanha. Em maio, Musk disse no X, abre uma nova abaque uma comparação que De Niro fez durante uma entrevista na MSNBC entre Trump e Adolf Hitler “não faz sentido”.
X não respondeu imediatamente ao pedido de comentário da Reuters.
VEREDITO
Sátira. A alegação de que Musk baniu De Niro de X é falsa, disse o agente do ator à Reuters. Uma versão inicial da alegação foi publicada em junho em um site satírico.
Este artigo foi produzido pela equipe de verificação de fatos da Reuters. Leia mais sobre nosso trabalho de verificação de fatos.