Nadador brasileiro é mandado para casa em Paris 2024 após deixar a Vila Olímpica sem permissão

“Não estamos aqui para brincar ou tirar férias”, disse o chefe da seleção de natação do país, Gustavo Otsuka, enquanto Ana Carolina Vieira voltava para casa

Brasil expulsa Ana Carolina Vieira e adverte Gabriel Santos por indisciplina nos Jogos Olímpicos de Paris 2024.

Ana Carolina Vieira. Foto:GDA via AP Images

A nadadora brasileira Ana Carolina Vieira foi mandada para casa nas Olimpíadas de Paris 2024 .

Vieira, 22, e seu companheiro de equipe Gabriel Santos foram repreendidos após deixarem a Vila Olímpica “sem autorização” na sexta-feira, 26 de julho, de acordo com um comunicado à imprensa compartilhado pelo Comitê Olímpico Brasileiro (COB) no domingo, 28 de julho.

“O COB recebeu neste sábado, 27, comunicado do Chefe da Seleção Brasileira de Natação, Gustavo Otsuka, informando que os nadadores Ana Carolina Vieira e Gabriel Santos cometeram atos de indisciplina”, diz a nota.

“Com isso, em acordo com os integrantes da Comissão Técnica da modalidade, com o Chefe da Seleção e com a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), o COB decidiu punir os dois atletas por terem saído da Vila Olímpica sem autorização durante a noite da última sexta-feira”, acrescenta a nota.

Ana Carolina Vieira, do Brasil, compete nas eliminatórias dos 100 m peito feminino durante o Trofeu Brasil 2022 - Dia 1 no Centro Aquático Maria Lenk em 04 de abril de 2022 no Rio de Janeiro, Brasil.

Ana Carolina Vieira.Buda Mendes/Getty

As companheiras de equipe de Coco Gauff se mudaram da Vila Olímpica — mas ela vai ficar: ‘Tentando absorver tudo’ (Exclusivo)

Além de deixar a vila, o COB também confirmou que Vieira “contestou” uma “decisão técnica tomada pela comissão da Seleção Brasileira de Natação” de forma “desrespeitosa e agressiva”, continua o comunicado.

“Portanto, o atleta Gabriel Santos foi punido com advertência e a atleta Ana Carolina Vieira, com a pena de expulsão da delegação. Ela retornará ao Brasil imediatamente”, concluiu o comunicado.

“A atleta Ana Carolina Vieira cometeu dois atos distintos de indisciplina: um foi deixar a Vila Olímpica sem o consentimento do Comitê Técnico; e outro desafiou de forma agressiva e desrespeitosa a escalação do Comitê Técnico para as eliminatórias do revezamento 4x100m feminino”, confirmou um porta-voz do COB à PEOPLE.

Segundo a Reuters , o encontro foi descoberto depois que o casal postou sobre isso nas redes sociais. De acordo com o The Guardian , Santos, 28, é namorado de Vieira.

ANA CAROLINA VIEIRA do Time Brasil (BRA) durante uma sessão de treinamento de natação nos Jogos Olímpicos de Paris 2024 na Paris La Defense Arena em Paris, França Paris 2024: Preparativos, Ile De France, França - 23 Jul 2024

Ana Carolina Vieira.Mickael Chavet/ZUMA Press Wire/Shutterstock

As melhores fotos da cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos de Verão de 2024 em Paris

Vieira competiu no revezamento 4×100 metros livre e terminou em 12º lugar nas eliminatórias de sábado.

O chefe da seleção brasileira de natação, Otsuka, disse, segundo a Reuters: “Não estamos aqui jogando ou tirando férias… Estamos aqui trabalhando pelo Brasil, pelos 200 milhões de contribuintes que trabalham para nós”.

“Não podemos brincar aqui. Ela tomou uma posição completamente inapropriada para expressar seu ponto de vista, sua consternação, sobre a formação do revezamento”, continuou Otsuka.

“Foi nesse período que decidimos levar essa situação para a comissão disciplinar, discutimos e tomamos as medidas cabíveis. Acabamos descobrindo pelas postagens”, concluiu.

Em um vídeo do Instagram Stories traduzido pelo The Guardian , Vieira afirmou que “não conseguiu entrar em contato com ninguém” após ser informada de que estava fora “por mau comportamento”, e também negou as alegações.

“Eu não sabia o que fazer, minhas coisas estavam lá”, continuou o atleta, conforme o vídeo.

“Eu sei quem eu sou, conheço meu caráter, minha natureza, e é isso que importa”, acrescentou o nadador, de acordo com a publicação.

Para saber mais sobre todos os aspirantes olímpicos e paralímpicos, acesse  people.com  para conferir a cobertura contínua antes, durante e depois dos jogos. E inscreva-se no  Going for Gold, nosso boletim informativo das Olimpíadas ,  para receber as maiores histórias dos Jogos diretamente na sua caixa de entrada. Assista às Olimpíadas e Paralimpíadas de Paris, começando em 26 de julho, na NBC e Peacock.