Eu prevejo uma série de eventos que abalaram tanto a indústria da música quanto as mídias sociais, Taylor Swift teria perdido outros 50 milhões de seguidores no Instagram de uma hora para outra, tudo graças a uma postagem simples do ex-presidente Doald Trump no Trυth Social. A postagem, que simplesmente dizia: “Eu odeio Taylor Swift”, aparentemente desencadeou um êxodo em massa dos seguidores de Swift — mais uma vez, desde que o mundo das brigas de celebridades, o fluxo de mídia social possa ser tão volátil quanto o mercado de ações.Trump Taylor Swift

 

A postagem, que pode ter assumido ser apenas mais um rato de Trumpia, rapidamente ganhou vida própria. Antes do log, tornou-se o catalisador para uma das maiores perdas de seguidores do Instagram na memória recente — logo após a primeira queda dramática de Swift nos seguidores após seu discurso político sobre Kamala Harris. Para fãs, inimigos e entusiastas das mídias sociais, as consequências ficaram muito aquém do surreal.

Tudo começou muito cedo, com Doпald Trump recorrendo à sua relativamente nova plataforma de mídia social, Trυth Social, para expressar novamente suas queixas. Conhecido por seu e-mail bombástico de postagens de fofocas, este foi muito diferente — exceto que, desta vez, ele tinha os olhos postos em uma das maiores estrelas pop do mundo.

“Eu odeio Taylor Swift”, dizia o post. Era o clássico Trump: direto, incendiário e maduro para a picuinha. Quase imediatamente, suas legiões de seguidores começaram a ecoar seus comentários, com alguns acrescentando seus próprios comentários: “Siga Taylor!” e “Ela está muito acordada para nós!” tornaram-se refrãos comuns na seção de comentários. O Truth Social, que normalmente vê um fluxo constante de relatórios políticos e teorias de conspiração, estava agora vivo com fervor anti-Swift.

Embora muitos possam ter ignorado a postagem de Trump como apenas mais uma briga de celebridades, a reação das mídias sociais rapidamente a transformou em algo muito maior. Poucas horas após a declaração de Trump, o seguidor de Swift no Instagram começou a despencar. Famosos e críticos assistiram em tempo real enquanto milhões de seguidores desapareciam — cada um seguindo aparentemente uma espécie de sequência anti-Swift de Trump.

Não é a primeira vez que Taylor Swift enfrenta uma perseguição em massa. Após seu apoio a Kamala Harris nas eleições de 2024, Swift perdeu milhões de seguidores que discordavam de sua posição política. No entanto, essa última perda — 50 milhões de seguidores em 24 horas — marca uma baixa na presença da cantora nas redes sociais.

Analistas de mídia social foram rápidos em apontar que, embora o impacto de Trump sobre sua base seja perceptível, a enorme escala da queda de seguidores de Swift foi precedida.

“É como assistir ao Titanic, mas em tempo real no Instagram”, disse o analista. “Esta é uma tempestade perfeita de celebridades, política e mídia social colidindo. Trump diz sobre isso e, de repente, Swift está perdendo seguidores.”

Apesar da queda drástica, a conta de Swift no Instagram ainda ostenta um impressionante número de seguidores na casa das centenas de milhões, mas a perda de 50 milhões é suficiente para fazer até os mais poderosos fãs suarem.