A primeira Data Fifa da temporada 2024/25 não teve apenas dois jogos do Brasil (contra Equador e Paraguai) e uma rodada dupla das eliminatórias sul-americanas da Copa do Mundo-2026.
A semana dedicada aos compromissos das seleções viu também o início da fase decisiva do qualificatório da Ásia, a abertura da Liga das Nações da Europa, uma competição continental na África e feitos históricos.
A pior seleção do mundo encerrou um jejum de 20 anos sem vencer. Cristiano Ronaldo alcançou o 900º gol da sua carreira. E houve ainda muitas lesões que podem atrapalhar clubes importantes no pontapé inicial da Liga dos Campeões.
Pior do mundo
Dono do 210º e último lugar no ranking da Fifa, San Marino conquistou na quinta-feira a terceira vitória da sua história (iniciada há pouco menos de 40 anos), a primeira desde 2004.
Assim como nas duas outras vezes que saiu vitoriosa de campo, a vítima da pior seleção do mundo foi Liechtenstein (199ª na lista das equipes nacionais).
A vitória por 1 a 0, gol do meia Nicko Sensoli, de 19 anos, foi válida pelo Grupo 1 da quarta e última divisão da Liga das Nações -Gibraltar, Moldávia, Andorra e Malta são os outros times participantes da “Série D” europeia.
Interminável
A caminho do 40º aniversário, que será comemorado em fevereiro, Cristiano Ronaldo continua decidindo jogos e alcançando marcas inacreditáveis com a camisa de Portugal.
Também na quinta, Cristiano Ronaldo fez o segundo gol da vitória por 2 a 1 lusa contra a Croácia. Esse foi o 900º tento em partidas oficiais anotados pelo camisa 7, que já fala abertamente sobre o sonho de chegar ao milésimo gol.
Mas a Data Fifa do astro não terminou por aí. No domingo, CR7 salvou Portugal de um tropeço em casa contra a Escócia. Seu gol de número 901 saiu aos 43 minutos do segundo tempo, resolveu o jogo (outro 2 a 1) e manteve os 100% de aproveitamento dos Tugas na Liga das Nações.
Lesões e mais lesões
A Data Fifa também serviu para dar uma dor de cabeça enorme a alguns dos principais clubes europeus, que iniciam na próxima semana a disputa da nova e reformulada temporada da Champions.
O Paris Saint-Germain viu o meia Vitinha ser cortado da seleção portuguesa após lesão contra a Croácia. Já o Barcelona ainda não sabe em que condições físicas receberá o meia-atacante Dani Olmo depois de uma pancada no joelho em compromisso pela Espanha.
No Arsenal, a preocupação é com o zagueiro Riccardo Calafiori, uma das novidades da recém-encerrada janela de transferências. O italiano machucou a panturrilha na vitória da Itália sobre a França.